• Jogue no PS3/PS4 com teclado e mouse (Parte 2)

    Neste post vamos falar sobre o software de configuração e a instalação do firmware. Este segundo é o que controla todo hardware que foi mostrado no post anterior. O software de configuração foi programado usando o QT Framework, assim pode-se compilar e rodar em OSX e Linux. O setup disponibilizado aqui é para Windows, se precisar executar em outro OS você terá que pegar o código fonte e compilá-lo para seu OS. O código fonte destes programas serão disponibilzados no GitHub.

     

    Visão Geral

     

    A primeira coisa a ser feita é configurar a sua placa STM32F4DISCOVERY no modo bootloader, isto é feito fazendo a ligação do pino BOOT0 com o VDD, isso pode ser feito usando-se um jumper como mostrado na figura 1.  Conecte então a placa ao PC utilizando o conector CN5  com um cabo usb Micro-AB. Como o software é portável para outras plataformas, foi usado a libusb para acessar a porta USB, assim. após a instalação do driver pelo Windows, utilize o programa Zadig (http://zadig.akeo.ie/) para trocar o driver  STTub30 para WinUSB(libusb) como mostra a figura 2. Note que a descrição que aparece no zadig pode ser também : STM Device in DFU Mode.

     

    boot

    Figura 1 – BOOTLOADER mode

     

     

    USB Driver change

    Figura 2 – USB Driver change (Alteração do Driver USB)

     

    O próximo passo é instalar a aplicação de configuração. O programa de setup (BBSetup.exe) pode ser encontrado na seção  de downloads.  O setup instalará dois programas:

    • O GDE (Game Definition Editor) que será usado basicamente para associar nome aos botões do PS3/PS4 conforme o jogo, por exemplo no COD o botão triângulo é usado para mudar se arma mas no jogo Thief o mesmo botão é usado para focar objetos. As definições são usadas pelo programa BeastBox. O arquivo gerado por este programa pode ser compartilhado entre os usuários.
    • O BeastBox é usado para configurar os botões do PS3/PS4 versus Tecla ou botão do mouse, configura-se ainda os parâmetros de conversão das coordenadas do mouse para coordenadas do joystick. Você poderá criar perfis para cada jogo que quiser. Outra finalidade importante deste programa, é de fazer a atualização de firmware.

    Para instalar o firmware pela primeira vez, mantenha a sua placa STM32F4DISCOVERY no modo bootloader. A tela de download de firmware é mostrada abaixo:

     

    Atualização de Firmware

    Figura 3 – Atualização de Firmware

     

    NOTA: DFU – Device Firmware Update e HID – Human Interface Device.

     

    Carregue o firmware (.dfu) e use o botão Atualizar. Depois de atualizado, você pode remover o jumper feito na placa e pressionar o botão preto (reset), aguarde o BeastBox reconhecer o dispositivo. Para futuras atualizações, simplemente use o botão de troca de modo.

    O programa BeastBox não permite a edição de perfis sem a presença do device conectado na USB. Para evitar o uso de chaves para a seleção do tipo de console e modo PC o método utilizado é o polling então a detecção não será imediata.

    Uma ajuda mais detalhada dos programas pode ser encontrada no arquivo BeastBoxHelp-ptBR.pdf  na seção de downloads. Se tiver dúvidas ou sugestões, use os comentários e o fórum. E um lembre final, não esqueça de configurar a sensibilidade para a máxima possível na configuração dos jogos.

     

     

     

    Tagged , , , , ,
    It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn