• Jogue no PS3/PS4 com teclado e mouse (Parte 1)

    Introdução

    O BeastBox é um dispositivo do tipo faça você mesmo, que permite a utilização teclado (entre outros) e mouse para jogar no Playstation 3 e Playstation 4. Para montar e começar a jogar você irá gastar aproximadamente US$ 20,00. O problema
    para nós brasileiros é que o valor do frete na mouser ou digikey é maior que o do kit, assim sugiro que você junte uns amigos para dividir o frete. É bom lembrar que mesmo montando sozinho, ainda ficará mais barato que os dispositivos concorrentes (basta ver no Mercado Livre). O mais importante: Não imagine que jogando com o mouse e o teclado você será o rei da jogatina, o dispositivo apenas  ajudará os que como eu não têm habilidade para usar o joystick. Para jogar bem, precisa treinar. O projeto em funcionamento pode ser visto aqui.

     

    Visão Geral

    Architecture Overview

    Figura1 – Architecture Overview

     

    A figura 1, mostra a visão geral da arquitetura. O projeto é baseado em um microcontrolador ARM cortex M4. A escolha de um processador da STMicroeletronics foi o fato de na época ser a única que fornecia duas interfaces USB na mesma pastilha. O funcionamento é seguinte: Ao recebermos informações dos dispositivos de entrada (mouse/teclado) através de um HUB USB, precisamos checar se os valores de teclas estão mapeados para os botões do PS3/PS4, se estiver juntamos às informações enviadas pelo mouse, onde as coordenadas são convertidas para valores analógicos. No caso de você utilizar o  PS4, é necessário ter conectado ao HUB o Dualshock4. Diferentemente do PS3, o PS4 envia periodicamente desafios de segurança ao Dualshock4. No PC temos o programa de configuração, onde seleciona-se o mapeamento das teclas e os parâmetros de tradução do mouse. A versão apresentada tem como base, o kit de desenvolvimento ST32F4Discovery que custa aproximadamente US$ 15,00. O firmware o software de configuração são gratuitos. Por ser muito simples de montar, vamos direto ao Hardware.

     

    O Hardware

    Toda a simplidade do projeto pode ser vista no esquema elétrico acima. A grande maioria dos componentes são opcionais, assim se tiver dificuldades na montagem, você pode fazer somente o básico (isto é, montar somente o conector USB com os dois resistores). Se decidir montar o led RGB note que dependendo do tipo (anodo/catodo) comum você precisará fazer um jumper entre o PC1 e o VSS/GND.

     

    Figura 2 - Schematic (Esquema Elétrico)

    Figura 2 – Schematic (Esquema Elétrico)

     

    Na figura 3, podemos ver o projeto montado e suas conexões. A placa possui um ST-Link/V2 utilizado para gravar o firmware na placa, no nosso caso não precisaremos dela. O botão azul faz a troca de perfis gravados no dispositivo, você pode associar cores no led RGB aos perfis assim o led acenderá de cores diferentes conforme o perfil selecionado. A porta de serial somente serve para você ver as mensagens de log do dispositivo, para ver estas mensagens utilize por exemplo o TeraTerm com a serial configurada a 3Mb/s. A placa é alimentada pelo conector USB do ST-Link neste caso você precisa de mais um cabo usb. Para resolver este problema utilizamos o diodo D1 (veja na figura 2) ele permite que a placa seja alimentada pelo conector CN5 onde conectados a console, assim não precisaremos de um cabo usb extra. O Kit possui 4 leds (vermelho/azul/verde/amarelo) que são usados para exibir alguns status: Led vermelho aceso, estamos respondendo a um desafio (PS4/DS4). Led amarelo aceso, alguma tecla foi pressionada ou o mouse está em movimento. O led verde mostra o sinal SOF(start of frame) do USB HOST. e finalmente o azul é um blinker periódico.

     

    Assembled Project

    Figura 3 – Assembled Project (Projeto montado)

     

    Na figura 4, podemos ver a parte de baixo da montagem as soldas e as ligações necessárias para o funcionamento do projeto. No caso desta montagem os resistores utilizados são SMD como vistos no detalhe mas você pode utilizar componentes comuns que podem ser vistos mais à frente. O que também não pode ser visto na figura, são os resistores do led RGB que neste caso estão em uma placa separada.

     

    Figura 4 – Soldering side (Lado de baixo – solda)

     

    A sequência de imagens abaixo,  mostram as ligações que devem ser feitas: A primeira é a mais simples, somente o essencial, o mínimo para o dispositivo funcionar. Na segunda imagem temos à mais, as ligações do led RGB. Na última para os curiosos, as ligações da serial para visualizar os logs.

     

    Essential

    Essential

    Essential + Led RGB

    Essential + Led RGB

    view12

    Led RGB and Serial

    A figura 5 mostra a placa universal montada e o detalhe do encaixe de um dos  conectores de 50 pinos. Note que este layout deixou a distância entre os pinos PB14/PB15 e o conector USB o menor possível.

     

    view15

    Figura 5 – Detalhe da montagem

     

    Lista de Materias

    Basicamente o hardware é bem simples se comparado com o projeto anterior que pode ser visto na seção de downloads. A lista é baseada nos itens encontrados na mouser. Não esqueça solda e soldador e fios/wire wrapping wire.

     

    • 1 – Conectores USB 4P ‘A’ RECEPTACLE ( Mouser Part #: 571-292303-1 )
    • 2 – Headers & Wire Housings 25+25 DIL VERTICAL SOCKET TIN ( Mouser Part #: 855-M20-7832546 )
    • 2 – Metal Film Resistors – Through Hole 22ohms 1% 50PPM ( Mouser Part #: 271-22-RC )
    • 1 – Schottky Diodes & Rectifiers 3.0 Amp 20 Volt ( Manufacturer Part #: 1N5820 )
    • 1 – Through Hole RGB 630/525/465nm 750/420/750mcd 60Deg ( Mouser Part #: 604-WP154A4SUREQBFZG )
    • 3 – Metal Film Resistors – Through Hole 220ohms 1% 50PPM ( Mouser Part #: 271-220-RC )
    • 1 – ARM STM32F407 HIGH PERF DISCOVERY BOARD ( Mouser Part #: 511-STM32F4DISCOVERY  )
    • 1 – CIRCBD,PAD-PER-HOLE 4.0″X 4.0″ X .062″ ( Mouser Part #: 574-8015-1 )

     

    Nota: No esquema o diodo D1 é o BAT60JFILM (SMD) para montagem through hole use o 1N5820.

     

    Agora que você viu como é fácil fazer o seu, mãos à obra. No próximo post vamos instalar o firmware e aprender a configurar os perfis como os seu jogos. Em caso de dúvidas, sugestões compartilhe usando o fórum.

     

    Tagged , ,
    It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn